Área Restrita

Multimídia

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Eventos

01/03/2013 - 10h22

Fórum Suape - Espaço socioambiental: Recife/PE dia 18/03/2013 e Cabo Santo Agostinho dia 15/03/2013

No dia 18 de março, segunda feira às 19 horas, no auditório da Livraria Cultura (paço da Alfândega) será o Lançamento do Fórum Suape – Espaço socioambiental, que terá como objetivos: a organização e mobilização popular; organização e promoção de debates, ciclos de conferências, eventos culturais com exposições de materiais áudio visuais; promover denúncias junto ao Ministério Público, e viabilizar o ajuizamento das competentes ações judiciais contra as violações aos direitos humanos e os crimes ambientais sistematicamente cometidos naquela área rural dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca; interagir com outros movimentos sociais de âmbito local, nacional e internacional, que defendem a justiça sócio-ambiental; e a construção de um “portal” para disseminação das informações e das denúncias, dando ampla divulgação nacional e internacional sobre os órgãos e as pessoas responsáveis pela prática dos crimes sócio-ambientais cometidos no território de implantação do projeto portuário industrial em SUAPE, bem como de todos os órgãos e pessoas que se mantêm omissos em face de problema de tal gravidade.

A promoção deste evento é de responsabilidade de mais de 20 organizações locais, regionais e nacionais, assim como de profissionais interessados em discutir a implantação do Complexo Industrial Portuário de Suape, alardeado como uma oportunidade única para alavancar o crescimento econômico da região e do Estado de Pernambuco.

Iniciaremos o evento com a apresentação do Fórum Suape, vindo a seguir a apresentação do “portal”. Finalizando esta primeira parte, teremos a exibição de um vídeo sobre os atingidos pelo Complexo de Suape.

Na segunda parte será realizada uma mesa de debates. O Dr. Clovis Cavalcanti nos falará sobre a história da resistência à implantação de Suape, os argumentos, as justificativas, e o momento atual. A seguir o Dr. Sebastião Raulino nos fará um breve resgate histórico da criação do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara, os conflitos ambientais relacionados a indústria do petróleo e petroquímica. E para terminar esta segunda parte, teremos a participação do Juiz Eudes França que discorrerá sobre a Associação dos Juizes pela Democracia, e seu papel frente às injustiças socioambientais.

E, para finalizar o evento, teremos depoimentos de moradores vitimizados pela implantação do Complexo Industrial Portuário em SUAPE, e da advogada Maria da Conceição Gontijo de Lacerda, sobre os problemas jurídicos envolvendo a questão fundiária e a expulsão dos moradores.

Palestrantes:

Clovis Cavalcanti, eco-economista, pesquisador da FUNDAJ e professor da UFPE.

Juiz Eudes dos Prazeres França, assessor especial da vice-presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco e membro da Associação Juízes para a Democracia.

Sebastião Fernades Raulino, professor, representante do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG).

Programação 18/03/2013

Voltar