Os maricas

- EXTRA, EXTRA, EXTRA !!!! Grita o rapazinho com a nova edição do jornal nas mãos e  uma plaqueta de propaganda na outra.

- Nova estreia! Nos melhores palcos da cidade! – continua ele.

- Qual o próximo show? – pergunta um transeunte, ansioso.

- O “Golden Shower”? – arrisca um outro, animado.

- Não ! – responde o rapaz da plaqueta.  Esse foi o hit do Carnaval 2019! Um tremendo sucesso! Repercussão imediata! O pessoal da pauta dos costumes gostou muito! Rendeu semanas com audiência sempre lotada. Casa cheia! Twitters internacionais comentando o assunto!!

Outro passante ensaia então o  seu palpite:

- Será o “Dinheiro na cueca?

- Não, também não. Essa atração foi nosso lançamento para a Primavera 2020. Muito lucrativa! Nossa mina de ouro. Pouco investimento e muito lucro. Não declarado, é claro. Tudo “por fora”. Mas deu certo.

- Essa eu assisti. Passou até na TV. Muito boa mesmo!  Tão legal quanto o “Fim da Corrupção”.  Muito real, muito verossímil, muito convincente. 

- Já sei! Disse outro cidadão. Hoje será o dia da “Pólvora nos EUA” .

- Quase acertou, disse o rapaz da propaganda. Mas esse título  fará parte do  nosso “Preview Verão 2021”. Será lançado após a posse do novo Presidente dos Estados Unidos.

- Mal posso esperar – disse alguém no meio da multidão que já se aglomerava na porta do teatro. Já comprei até a minha arma nova para participar do evento. 

Alguém lá do fundão grita:

- Já sei!  A próxima atração será   “ A  Limpeza da Gravata ” .

- Infelizmente não, disse o rapaz. Esse foi um sucesso recentíssimo e  paralelo, da mesma equipe.  Tem uma certa origem, uma gênese  comum  em relação  a  outros sucessos anteriores. É um gênero muito cultivado pelos participantes pelo nosso time,  nosso  “dream team” .  Nesse último título vislumbramos referências claras aos grandes sucessos   “Golden Shower”,  “Colocar nas Hemorróidas” e “Dia Sim, dia Não”, os quais formaram a  grande trilogia da temporada 2019/2020.

- É muito bom quando a gente consegue identificar o estilo do artista, não? Torna-o único, imortalizado, disse alguém.

- Sim, disse outro. Incomparável. Tem um toque pessoal, personalizado.  Um  “quê” de psicanalítico. 

Inesquecível, mesmo, sintetizou mais um. 

- Finalmente, alguém gritou lá do fundão:

- Já sei o nome da próxima atração:  “Os Maricas do Brasil” .

- Bingo! É o hit da pandemia. Foi lançado em 2020 mas tem duração estendida e abrangência nacional. É uma reedição modernizada do grande sucesso dos anos 80 “Prefiro o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo”.  Remasterizado. Remake com novos artistas, nova direção, novo roteiro, novo contexto, nova “pegada”. Mas com o mesmo sentimento. Vai virar cult, tenho certeza.  Toca o caráter do brasileiro, seu lado mais profundo, o âmago, sabe?

- Eu gosto de atrações assim, disse alguém.  Que mexem com a gente. Revolvem as nossas questões internas, mais profundas.  Descortinam o nosso caráter. Fazem a gente pensar.

- Pensar no quê?

- No que realmente somos, vendo um espetáculo desses e permanecendo inertes.

FIM


  * Juíza do Trabalho aposentada do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Imprimir