Uma breve nota sobre os 29 anos da AJD e o que ela significa

Notícias

A Associação Juízes para a Democracia completa hoje 29 anos de existência de uma história pautada na luta pelo aprofundamento da democracia, pela garantia e eficácia de direitos humanos e pela democratização do Poder Judiciário.

Somos juízas e juízes para a democracia.

Uma entidade constituída para a defesa de um pressuposto de sua existência, pois não existe magistratura independente sem democracia, assim como não há democracia sem uma magistratura que possa exercer seu mister completamente livre de pressões internas ou externas. A defesa da liberdade de expressão, dos direitos sociais, da melhor distribuição da riqueza e de proteção do nosso ambiente sempre marcou a atuação da AJD, uma entidade que nunca cedeu, nem cederá, a práticas antirrepublicanas de censura e perseguição política. Uma entidade que sempre pautou sua atuação pela coragem e pelo reconhecimento da importância da coletividade.

No momento mais desafiador de sua história, com fragilidade e ameaça de esfacelamento das instituições democráticas, a AJD renova seu compromisso com a democracia, os direitos humanos, a luta pelo direito das trabalhadoras e trabalhadores; das populações negras e povos originários e o combate ao machismo.

Defender e atuar para a democracia é exercer a função política em seu sentido mais puro: o cuidado da pólis, do que nos é comum e nos identifica como seres que se encontram na luta por uma realidade melhor para todas e todos.

Parabéns, AJD!

Imprimir