Gilmar Mendes admite ingresso da AJD e entidades parceiras em ADPC contra LSN

Notícias
O ministro Gilmar Mendes, do STF, aceitou o ingresso de oito entidades como amicus curiae na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 799, que questiona dispositivos da Lei de Segurança Nacional. 
 
Relator da ADPF requerida pelo PSB, o ministro referiu o pedido feito em conjunto pela AJD, a ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia), a APD (Associação Advogadas e Advogados Públicos pelaDemocracia) e o Transforma MP (Coletivo por um Ministério Público Transformador). 
 
As outras quatro instituições admitidas no processo são: ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Clínica Interamericana de Direitos Humanos da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, Instituto Baiano de Direito Processual Penal, Livres e Legal Grounds for Privacy Design. 
 
“O último caso notório de uso da LSN envolveu o Youtuber Felipe Neto, que foi alvo de investigação por violar a lei a pedido do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, por ele ter chamado o pai de ‘genocida’. O caso foi arquivado por decisão da juíza Gisele Guida de Faria, da 38a Vara Criminal do Rio de Janeiro. O caso, entretanto, levou o influenciador a criar o ‘Cala a Boca Já Morreu’”, lembra a matéria publicada na revista eletrônica Conjur. 
 
Para ler, clique aqui
Imprimir