- EXTRA, EXTRA, EXTRA !!!! Grita o rapazinho com a nova edição do jornal nas mãos e uma plaqueta de propaganda na outra.
- Nova estreia! Nos melhores palcos da cidade! – continua ele.
- Qual o próximo show? – pergunta um transeunte, ansioso.
- O “Golden Shower”? – arrisca um outro, animado.
- Não ! – responde o rapaz da plaqueta. Esse foi o hit do Carnaval 2019! Um tremendo sucesso! Repercussão imediata! O pessoal da pauta dos costumes gostou muito! Rendeu semanas com audiência sempre lotada. Casa cheia! Twitters internacionais comentando o assunto!!
Outro passante ensaia então o seu palpite:
- Será o “Dinheiro na cueca?
- Não, também não. Essa atração foi nosso lançamento para a Primavera 2020. Muito lucrativa! Nossa mina de ouro. Pouco investimento e muito lucro. Não declarado, é claro. Tudo “por fora”. Mas deu certo.
- Essa eu assisti. Passou até na TV. Muito boa mesmo! Tão legal quanto o “Fim da Corrupção”. Muito real, muito verossímil, muito convincente.
- Já sei! Disse outro cidadão. Hoje será o dia da “Pólvora nos EUA” .
- Quase acertou, disse o rapaz da propaganda. Mas esse título fará parte do nosso “Preview Verão 2021”. Será lançado após a posse do novo Presidente dos Estados Unidos.
- Mal posso esperar – disse alguém no meio da multidão que já se aglomerava na porta do teatro. Já comprei até a minha arma nova para participar do evento.
Alguém lá do fundão grita:
- Já sei! A próxima atração será “ A Limpeza da Gravata ” .
- Infelizmente não, disse o rapaz. Esse foi um sucesso recentíssimo e paralelo, da mesma equipe. Tem uma certa origem, uma gênese comum em relação a outros sucessos anteriores. É um gênero muito cultivado pelos participantes pelo nosso time, nosso “dream team” . Nesse último título vislumbramos referências claras aos grandes sucessos “Golden Shower”, “Colocar nas Hemorróidas” e “Dia Sim, dia Não”, os quais formaram a grande trilogia da temporada 2019/2020.
- É muito bom quando a gente consegue identificar o estilo do artista, não? Torna-o único, imortalizado, disse alguém.
- Sim, disse outro. Incomparável. Tem um toque pessoal, personalizado. Um “quê” de psicanalítico.
Inesquecível, mesmo, sintetizou mais um.
- Finalmente, alguém gritou lá do fundão:
- Já sei o nome da próxima atração: “Os Maricas do Brasil” .
- Bingo! É o hit da pandemia. Foi lançado em 2020 mas tem duração estendida e abrangência nacional. É uma reedição modernizada do grande sucesso dos anos 80 “Prefiro o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo”. Remasterizado. Remake com novos artistas, nova direção, novo roteiro, novo contexto, nova “pegada”. Mas com o mesmo sentimento. Vai virar cult, tenho certeza. Toca o caráter do brasileiro, seu lado mais profundo, o âmago, sabe?
- Eu gosto de atrações assim, disse alguém. Que mexem com a gente. Revolvem as nossas questões internas, mais profundas. Descortinam o nosso caráter. Fazem a gente pensar.
- Pensar no quê?
- No que realmente somos, vendo um espetáculo desses e permanecendo inertes.
FIM
* Juíza do Trabalho aposentada do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.