Imagem da Campanha "Eu apoio a Causa Indígena"

Lauro Monteiro é o autor da aquarela Étnico 033, imagem da Campanha "Eu apoio a Causa Indígena", cedida por ele para a causa dos povos indígenas.

Lauro Monteiro é artista plástico e designer. Cursou engenharia civil, artes plásticas e estilismo e, em 1980, fez sua primeira exposição individual, com desenhos e pinturas, seguido de participação na Bienal Internacional de São Paulo. No início dos anos 90, fundou em Araraquara o estúdio Varanda Brasil, onde realizou lançamentos de coleções anuais de peças em cerâmica, telas, móveis e artesanato. Suas obras percorreram vários espaços da região de Araraquara, litoral e da capital de São Paulo. Com a coleção "Geo-Grafia Verde", fez exposições em Florença e Veneza (Itália) em 1998.
Em Araraquara, foi duas vezes secretário da cultura, de 2001 a 2004 e 2006 a 2008. Após deixar a pasta na secretaria, reabriu seu estúdio no Circuito Artístico, Gastronômico e Turístico da Estrada Real-Caminho do Ouro, onde produz e expõe seus mais recentes trabalhos e participa de várias exposições locais.

Alguns textos sobre o trabalho de Lauro Monteiro:

"Lauro traz do sol suas cores brasileiras, faz uma reciclagem, modifica, transforma. Nesse estúdio ao ar livre, ele, um homem culto, pinta envolvido pela música, às vezes popular, às vezes erudita. Assim, este homem interiorano, pés fincados no chão, apanha as cores batidas de sol, mescla com a música e joga na tela." Ignácio de Loyola Brandão, escritor e jornalista- São Paulo/SP.

"A pintura de Lauro revela uma poética visual que seduz pela brasilidade das imagens, cujas matrizes se encontram muitas vezes no inconsciente de todos nós impregnadas de figuras das nossas lendas e crendices. O domínio do artista no campo do desenho proporciona às suas composições uma riqueza de linhas, criadas a partir de pinceladas, contrastes e justaposições de cores num lirismo visual, que por vezes produz movimentos e ritmos. Suas cores são de uma modernidade vibrante, que nos remetem às composições de Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, numa visualidade que evoca as coisas do cotidiano do povo simples do Brasil, revelando a beleza de uma arte, cujo desejo maior é simplesmente celebrar a vida na sua plenitude." Albio Sales, Doutor em História da Arte, professor da UECE-Fortaleza/CE.

“A exposição Mata Atlântica, do artista plástico Lauro Monteiro, pode ser descrita como mágica, os traços expressivos e as cores utilizadas pelo artista conseguem captar a beleza luxuriante da Mata Atlântica, com suas folhagens, flores e atmosfera. Percorrer a exposição assemelha-se a um caminhar pela mata numa bela manhã, sentindo a umidade do ar, o perfume do solo encharcado pelo sereno da noite e que o sol tenta alcançar, perfurando as copas das árvores com seus delicados raios de luz. Paz e a harmonia, passeio silencioso, no qual o corpo e a mente encontram o equilíbrio, assim são as obras desta exposição. Com fundos que vão do terra ao palha, os quadros mimetizam e realçam o olhar atento do artista para a flora, sobrepondo os diversos tons de verde às cores ora suaves ora intensas das flores, ressaltando os detalhes e nos convidando a trazer para dentro de nossas vidas esses delicados recortes de natureza, quietação, suspensão do tempo, elementos tão necessários e tão raros hoje em dia”. Flávia Regina Marquetti é Doutora em Semiótica pela UNESP e pesquisadora da UNICAMP.

Endereço eletrônico do artista: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.