AJD participa de comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI

Texto: Valdete Souto Severo, presidenta da AJD

No dia internacional do Orgulho LGBTI, comemorado nesta sexta-feira, 28 de junho, a AJD teve a satisfação de participar do lançamento da obra “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs”, lançada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Um poderoso conjunto de relatos que, nas palavras do Presidente do Conselho, Rogério Giannini, “sangram” e desvelam a realidade de submissão de pessoas a “terapias” para reversão da sexualidade, que vão do curandeirismo religioso ao tratamento de choque.

Os relatos revelam o cotidiano de quem precisa lutar, inclusive e sobretudo com os próprios familiares, contra o preconceito que ainda interdita discursos, promove violência e atravessa a cultura da sociedade brasileira. Uma luta pela diversidade e pela visibilidade, contra qualquer forma de opressão sobre as escolhas pessoais; uma luta de reconhecimento de subjetividades, em que a AJD também está engajada. O discurso democrático é incompatível com práticas como aquelas hoje apelidadas de “cura gay”.

A gravidade do momento histórico que enfrentamos e a violência real e simbólica que se insinua em práticas sociais pode ser medida apenas pela referência a alguns outros acontecimentos do dia 28 de junho: o relator da PEC 06 foi ameaçado de morte; o Ministro da Educação se permitiu divulgar frase ofensiva e desrespeitosa em suas redes sociais, em uma tentativa inútil de minimizar o fato de que um avião presidencial foi apreendido com 39 kg de cocaína (não 40, nem 30, 39) e a imprensa noticia que a polícia é responsável por 1 em cada 3 homicídios no Rio de Janeiro no mês de maio.

Nada disso gerou comoção social, embora tais fatos sejam exemplos emblemáticos da exceção que estamos enfrentando. Nesse contexto, a AJD parabeniza todas as pessoas que ainda resistem e, de mãos dadas, seguem firme na defesa da diversidade, da cidadania, do respeito ao próximo e da preservação da vida digna como parâmetros inafastáveis de um convívio democrático.

Veja aqui o vídeo da campanha em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI lançado pelo CFP.

Valdete em evento do CFP com Ana Luiza Castro 768x576

A presidenta da AJD, Valdete Souto Severo, com a psicóloga Ana Luiza Castro, do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul