Comitiva da AJD visita à Penitenciária Central do Estado do Paraná

Visita à PCE-UP

Uma comitiva da AJD visitou na manhã dessa quinta-feira (8) a Penitenciária Central do Estado do Paraná - Unidade de Progressão PCE-UP, localizada no complexo penitenciário de Piraquara/PR. A visita marca o histórico posicionamento da entidade na luta contra o superencarceramento e a garantia dos direitos fundamentais de pessoas privadas da liberdade.

Durante a visita, a presidenta da AJD, juíza Valdete Souto Severo, destacou o modelo exemplar da PCE-UP no tratamento ao preso. “No meu mundo ideal não existiriam prisões, mas se tivessem que existir, seriam como essa. Não tenho palavras para agradecer à Fernanda [Orsomazo] e à Ana [Carolina Bartolamei Ramos] pela ideia e concretização da visita. Vimos presos estudando e trabalhando, alguns fazendo faculdade lá dentro. Todos com rostos sofridos, mas serenos e todos, sem exceção, se dirigiam à Ana com respeito e gratidão. Foi realmente uma experiência única! Lembro das visitas que já fiz ao presídio central em Porto Alegre ... sempre ficava sem dormir depois... esse modelo de Curitiba precisa ser “espraiado””, defendeu a magistrada.

A PCE-UP é destinada a homens que cumprem pena no regime fechado, com capacidade máxima de 300 pessoas. Cada cela comporta, no máximo, três detentos, ocupação devidamente observada. Os presos ali encarcerados trabalham e estudam em tempo integral e recebem tratamento humanizado, com atendimento médico, assistência jurídica e religiosa. Eles não são algemados, têm banho de sol diário e as visitas dos familiares ocorrem aos sábados e aos domingos.

Além dos agentes penitenciários, na unidade trabalham profissionais do direito, serviço social e pedagogia, além de técnicos de enfermagem. No presídio, cinco canteiros de trabalho de empresas privadas estão em funcionamento, nas áreas de alimentação, porcelanato, confecção de calçados, roupas e embalagens. Existem ainda os canteiros de trabalho da própria unidade, que envolvem barbearia, costura, jardinagem, faxina, manutenção e demais atividades rotineiras.

Veja fotos da visita:

Visita à PCE-UP

Visita à PCE-UP

Visita à PCE-UP

Visita à PCE-UP

Visita à PCE-UP

Visita à PCE-UP

Visita à PCE-UP

Visita à PCE-UP

Visita à PCE-UP

Visita à PCE-UP

Visita à PCE-UP

Visita à PCE-UP