Defender a democracia e a autonomia entre os poderes

A Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado Federal conhecida como CPI da Covid tem sido um fundamental instrumento de investigação para trazer à luz os processos que conduziram nosso país ao atual estágio de mais de meio milhão de morto pela pandemia do novo Coronavírus.

As revelações trazidas mostraram ao Brasil que para além da incompetência e negligência se instalou no governo federal um processo de corrupção na compra de vacinas para Covid-19, cuja publicidade é de vital interesse a toda a sociedade.

Diante da descoberta da presença de militares nas negociações de desvios de dinheiro público, o presidente da Comissão afirmou que "membros do lado podre das Forças Armadas estão envolvidos com falcatrua dentro do governo" e que os honestos devem estar muito envergonhados. Sem generalizações.

Contudo, para espanto geral, o alto comando das Forças Armadas divulgou nota em sequência, com teor gravíssimo e tom de intimidação contra o presidente da CPI, senador Omar Aziz.

A autonomia dos poderes constitucionalmente constituídos é um dos pilares da nossa democracia, e sua defesa é uma das principais funções das Forças Armadas. De tal modo que nosso regime não nos permite tolerar atitudes abusivas, que pretendam calar críticas contra revelações de corrupção, não importa quem sejam os envolvidos.

“Ataque leviano às Instituições” é tentar abafar investigações com ameaças veladas e é nesse sentido que as entidades que a esta subscrevem apresentam seu repúdio à nota assinada pelo senhor Ministro de Estado da Defesa e do comando das 3 Forças militares, esperando que a CPI cumpra seu papel de forma livre e autônoma e possa concluir seus trabalhos, de fundamental importância para o interesse social. 

 

ASSOCIAÇÃO JUIZES PARA A DEMOCRACIA – AJD

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JURISTAS PELA DEMOCRACIA - ABJD 

ASSOCIAÇÃO ADVOGADAS E ADVOGADOS PÚBLICOS PELA DEMOCRACIA – APD

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTUDOS AVANÇADOS DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO – IPEATRA

COLETIVO DEFENSORAS E DEFENSORES PELA DEMOCRACIA

COLETIVO POR UM MINISTÉRIO PÚBLICO TRANSFORMADOR - TRANSFORMA MP*

*Atualizado