AJD participa de missão de observação nas eleições venezuelanas

WhatsApp Image 2021 11 21 at 12.52.35

Imagem: Claudia Dadico

 

A Associação Juízes para a Democracia integrou o grupo de 300 observadores internacionais nas eleições da Venezuela que foram a convite do Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

A Conselheira Claudia Maria Dadico, Secretária da AJD, representou a associação. Também integraram a comitiva brasileira de observadores convidados pelo Poder Eleitoral outras entidades da sociedade civil como a ABJD e a OAB.

Houve ainda outros 500 observadores enviados por organizações e instâncias internacionais, tais como ONU, Centro Carter, Parlamento do Mercosul, Centro de Expertos de Latinoamética e União Europeia, e convidados pelos partidos políticos que concorrem no processo.

Na Venezuela o voto é facultativo, e após vários pleitos em que os partidos de oposição exerceram boicote às eleições, mais de 82 partidos participaram do processo, sendo 20% representativos da situação e 80% da oposição.

Na programação prevista no Plano de Observação Nacional Eleitoral definido pelo CNE estiveram incluídas atividades informativas e encontros institucionais com autoridades, como o Presidente da CNE, Defensor General del Pueblo e Chanceler da Venezuela. No dia das eleições (21) houve a realização de visitas aos centros de votação.

A AJD esteve presente no momento em que Delcy Rodríguez, Vice-presidenta do país, votou na unidade educativa Padre Mendonza, no bairro Jardines del Valle. Ela se encontrou brevemente com a Conselheira Claudia Dadico. Delcy agradeceu muito a presença da AJD e salientou a importância desse pleito na consolidação da democracia venezuelana.

 

As eleições ocorreram no âmbito regional e municipal, e elegeram mais de 3.000 cargos, sendo 23 para governadores, 335 para prefeitos, 253 para legisladores e 2.471 para vereadores.

Estão incluídos cargos exclusivos de representação indígena (77), que ainda terão votação própria, segundo seus usos e costumes, no dia 26 (sexta-feira).

No domingo, os observadores e as missões internacionais se reuniram para fazer um balanço eleitoral. Ainda nesta semana serão entregues os relatórios finais às autoridades eleitorais, com realização de uma coletiva de imprensa, para que os porta-vozes do grupo de observadores exponham suas conclusões.