AJD participa da cerimônia de assinatura e lacração dos sistemas eleitorais

copia

Da esquerda para direita: Cristiano - Técnico de Segurança do TSE, Liana Dani -DPU e Gabriel Velloso - Conselheiro da AJD

Nesta sexta-feira (2), a Associação Juízes para a Democracia participou da conferência e assinatura das mídias de código-fonte e lacração das urnas eletrônicas na condição de entidade observadora das eleições. A entidade foi representada pelo Conselheiro Executivo Gabriel Velloso. A conferência foi presidida pelo Ministro Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.

A AJD assinou a mídia do código-fonte, acompanhou e verificou a sua lacração em cofre, que torna impossível a mudança do software eleitoral. Durante o processo, o conselheiro também debateu os planos de contingência e esquemas de segurança, para a garantia de que haja redundância na transmissão de dados e fornecimento de energia.

copia2

Gabriel Velosso assina a mídia do código-fonte

Para o Desembargador Gabriel, a urna eletrônica e os procedimentos de segurança adotados pelo Tribunal Superior Eleitoral confirmam a transparência do processo eleitoral brasileiro, que ocupa papel de excelência no mundo. "É preciso defender a urna eletrônica, a justiça eleitoral e a segurança das eleições, combatidas por séries de notícias falsas e infundadas que se destinam a confundir a população. A AJD estará vigilante, como entidade observadora, na defesa da regularidade e segurança das eleições e da democracia brasileira", declarou.