Desembargador Leopoldo Brüggemann ao centro, entre as associadas Adriana Bertoncini e Claudia Dadico/Foto: Claudia Dadico
A Associação Juízes para a Democracia está empenhada para garantir a boa realização das Eleições 2022. Além da sua atuação pela Coalizão para Defesa do Sistema Eleitoral, a entidade fará parte da missão de observação das eleições. Uma iniciativa que visa fiscalizar se os cidadãos terão condições adequadas de exercerem seus votos, como a disponibilidade de transporte público, sinalização das seções e zonas eleitorais e questões de segurança.
Faltando poucos dias para o 1° Turno, associades que se voluntariaram para a missão realizaram uma série de visitas aos Tribunais Regionais Eleitorais, como parte dos preparativos. As reuniões envolveram a participação dos presidentes locais de cada TRE, e também a realização do lacre e testes das urnas eletrônicas.
Em Santa Catarina, as associadas Claudia Dadico e Adriana Bertoncini foram recebidas pelo Desembargador Leopoldo Brüggemann, Presidente do TRE/SC. Quem também se somou ao encontro foi o defensor público Tiago Queiroz, representando a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP).
Associado Jailsom Leandro de Sousa em visita no TRE-SE/Foto: TRE-SE
Enquanto isso, no Sergipe, o associado Jailsom Leandro de Sousa, além de ter se reunido com o Desembargador Roberto Eugênio (TRE-SE), ele também esteve com o diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisboa, o coordenador de planejamento, estratégia e governança, Marcelo Gerard, e a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Lídia Cunha.
Para Jailsom, o encontro com o desembargador foi produtivo e considerou que o Tribunal Regional do Sergipe está aberto a cooperar. “Caso haja a necessidade, também acompanharei o andamento dos trabalhos nos locais de votação no interior”, afirmou o associado ao portal do TRE-SE.
Ao centro o Desermbargador Elton Martinez, entre a associada Raquel Braga e o associado Mario Sério Pinheiro/Foto: TRE-RJ
No Rio de Janeiro, o Desembargador Elton Martinez (TRE-RJ) recebeu Raquel Braga e Mario Sergio Pinheiro. Martinez apresentou o processo de modernização que o Tribunal Fluminense passa. Ele também relatou já estar em contato com as forças de segurança do estado, a fim de garantir um bom contingente policial no dia das eleições.
As áreas que costumeiramente acontecem problemas ou conflitos foram monitoradas de forma prévia pelo TRE-RJ. Por último, xs associades foram convidados para o teste de integridade das urnas eletrônicas.