Imagem: Zeca Garcia
Ontem, 8 de janeiro, realizou-se o ato Democracia Inabalada, no Salão Negro do Senado Federal, em Brasília. A Associação Juízas e Juízes para a Democracia (AJD) estava presente, representada pelo conselheiro José Carlos Garcia (Zeca).
O ato iniciou-se com a entrega de
tapeçaria de Burle Marx que havia sido atacada na tentativa de golpe do ano passado, agora totalmente restaurada, e da primeira edição da Constituição de 1988, que fora roubada durante a depredação no Senado. Uma placa em homenagem à democracia foi descerrada pelos Presidentes dos três poderes.
O evento reuniu governadores e governadoras, parlamentares, ministros de Estado, membros das Cortes Superiores, embaixadores, representantes dos movimentos sociais e personalidades em geral. Fizeram uso da palavra a Governadora do RN, Fátima Bezerra, o Procurador Geral da República, Paulo Gonet, o ministro do STF e Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, o Presidente do Supremo, Luis Roberto Barroso, o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e o Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.
Zeca Garcia, conselheiro da AJD representando a entidade no ato
O ponto comum entre as falas foi a defesa da democracia e a necessidade de pacificação do País - sem, contudo, que se possa permitir o esquecimento e a impunidade dos atos golpistas.
A AJD, ao participar do ato, reafirma uma vez mais seu profundo compromisso com a democracia, o Estado de Direito e os direitos humanos, bem como a responsabilização de todos os envolvidos, sejam participantes diretos, organizadores, financiadores, incitadores ou facilitadores, civis ou militares, sempre observado o devido processo legal e a culpabilidade de cada um. A democracia é processo inacabado e permanentemente em construção, e exige atenção, vigilância e cuidados cotidianos.
Como disse o Presidente Lula ao encerrar sua fala no ato, viva a democracia, democracia sempre!