Em defesa do Estado Democrático de Direito e contra qualquer tentativa de golpe

A Associação Juízas e Juízes pela Democracia (AJD) vem a público repudiar veementemente os graves fatos que indicam um suposto plano elaborado por militares e policiais federais para atentar contra a vida do Presidente da República, do Vice-Presidente da República eleitos, bem como de um Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Tal conduta, caso confirmada, configura um ataque frontal ao Estado Democrático de Direito e às instituições republicanas que devem guiar a convivência democrática em nosso país.

A AJD reafirma seu compromisso intransigente com a democracia, o respeito à Constituição da República e a preservação dos direitos e das garantias fundamentais.

Não se pode tolerar, em um regime democrático, ações que atentem contra os representantes eleitos pelo povo ou contra qualquer integrante dos poderes constituídos.

O uso da violência como instrumento político é incompatível com os princípios republicanos e deve ser combatido com toda a força da lei.

É inadmissível que ameaças dessa natureza sejam minimizadas em um país que optou pelo caminho da democracia.

Manifestamos nosso apoio integral às investigações em curso, confiando nas instituições responsáveis por apurar e responsabilizar os envolvidos. Reiteramos também nosso irrestrito respaldo ao Supremo Tribunal Federal, órgão essencial à manutenção da ordem constitucional e à defesa dos valores democráticos.

Conclamamos a sociedade brasileira a permanecer vigilante e unida na defesa da democracia, das instituições republicanas e da paz social. Acreditamos que somente assim será possível superar desafios e avançar na construção de uma nação justa, igualitária e solidária.

Associação Juízas e Juízes pela Democracia (AJD)