Nota de pesar por Valdirzão e Guege, assassinados no assentamento Olga Benário do MST

Com tristeza e indignação, a Associação Juízas e Juízes para a Democracia (AJD) manifesta seu pesar e sua solidariedade às famílias de Valdir do Nascimento de Jesus, de 52 anos (Conhecido como Valdirzão), e Gleison Barbosa de Carvalho, de 28 anos (Também conhecido como Guegue), vítimas de um atentado ocorrido na noite de ontem, 10 de janeiro, no assentamento do MST Olga Benário, em Tremembé (SP).

O atentado criminoso que lhes ceifou a vida feriu outras seis pessoas e representa mais um inaceitável episódio de violência e banditismo, alimentado pelo discurso de ódio e pela violência neofascista presente em segmentos da sociedade brasileira e amplamente propagados nas mídias sociais.

A responsabilização penal e civil dos autores e mandantes, embora imprescindível, não é suficiente para superar o estado de conflagração social, no campo e na cidade, fomentado ideologicamente por forças retrógradas. O Brasil precisa se reencontrar com a paz, na perspectiva da construção de uma sociedade fraterna e igualitária, em que a efetivação da reforma agrária seja imperativa, em cumprimento aos princípios e desígnios estabelecidos na Constituição da República.