Encontro Nacional da AJD na Bahia/2015

Juízes discutem democracia e direitos humanos em Salvador

A capital baiana vai sediar, nos dia 06 e 07 de março, na Universidade Católica do Salvador (UCSal- Campus Federação, Espaço Cultural), o encontro nacional da Associação Juízes para a Democracia (AJD), que terá como foco principal a discussão sobre a democracia e direitos humanos. O encontro terá participação de juízes de todo o Brasil, além de professores e estudantes de Direito e lideranças de movimentos sociais, a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, movimento Reaja ou Será Mort(a) e dos índios Tupinambás, do sul da Bahia.

A abertura do evento acontecerá na sexta (06), às 14hs, com um pequeno concerto da Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité, apresentando uma síntese da turnê “Toca Luiz”, que acabou de realizar pelo nordeste brasileiro, executando músicas de Luiz Gonzaga. Ainda na abertura, o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UCSal, professor José Menezes, Doutor em Filosofia pela Unicamp, saudará os participantes do evento. Dentre os membros do núcleo baiano da ADJ, muitos fizeram a graduação em Direito na própria UCSal.Em seguida, será realizada uma mesa, denominada “Mesa dos Imprescindíveis” em homenagem ao Juiz do Trabalho (PE), Theodomiro Romeiro dos Santos, que teve participação direta na luta contra a ditadura. Na mesma tarde, os representantes da AJD apresentarão a entidade para novos juízes, professores e estudantes de Direito.

Seguindo a programação, no sábado pela manhã, os juízes ouvirão as lideranças dos movimentos sociais e discutirão como os profissionais da Justiça poderão apoiar os movimentos da sociedade civil. Para esta mesa, estão confirmadas as presenças de representante do MST, movimento Reaja ou será Morto (a), liderança dos índios Tupinambás e professores de Direito. Por fim, na tarde de sábado, os juízes terão uma reunião reservada para tratar de assuntos específicos da entidade.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição e estão convidados todos os membros das carreiras jurídicas interessados na discussão sobre democracia e direitos humanos, juízes de direito de todas as instâncias e jurisdição, bem como professores de Direito e estudantes.