Encontro mundial dos movimentos populares em diálogo com o Papa Franscisco: participação da AJD

Jônatas dos Santos Andrade

Deu-se o segundo Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o Papa Francisco, em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, de 7 a 9 de julho de 2015, tendo sido convidada a Associação dos Juízes para a Democracia - AJD para enviar representantes. A associada e fundadora Kenarik Boujikian, o asssociado Carlos Gregório Guerra e o conselheiro Jônatas Andrade, representaram a AJD.

O resultado não poderia ser diferente do registrado por Kenarik Boujikian, fundadora da AJD Juízes para a Democracia, por ocasião do primeiro encontro, em Um vendaval chamado Francisco:

Francisco afirmou sentir o vento da mudança, de um mundo melhor. Assim como ele, todos, independente de religião, desejam que este vento se transforme em um vendaval de esperança e finalizou: "digamos juntos, nenhuma família sem teto, nenhum trabalhador sem terra, nenhum trabalhador sem direitos". Que esta voz seja ouvida por todos os governantes.

Francisco, de forma surpreendente e inédita, a par de seus inúmeros pronunciamentos e posturas adotadas em favor dos mais pobres e dos excluídos, enviou sinais de aproximação com os movimentos sociais desde meados de 2013. Os primeiros laços foram estabelecidos a partir dos movimentos dos trabalhadores excluídos da Argentina, com quem o Papa já mantinha contato.

Ao final de 2013, no Vaticano, foi realizado o primeiro seminário com a participação da Pontifícia Academia de Ciências e da Comissão de Justiça e Paz do Vaticano para debater as razões das desigualdades sociais no mundo sob a ótica dos movimentos sociais.

Após, foi entregue ao Papa Francisco um documento elaborado por cientistas ligados à Via Campesina explicando as razões pelas quais as sementes transgênicas e os agrotóxicos constituem um grave perigo para a humanidade e para a natureza.

Foi realizado o Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o Papa Francisco, o primeiro, em outubro de 2014. Compareceram 180 representantes de três eixos temáticos de direitos humanos fundamentais: terra, teto e trabalho. Não houve nenhum condicionamento religioso, étnico, de gênero, etário, de orientação sexual ou geográfico.

Francisco então se manifestou sintetizando a luta social, segundo Stedile (in, AMERICA LATINA em movimiento, 505 junio 2015), nos seguintes termos:

Y em su exposición, el Papa Francisco defendió un programa síntesis de toda nuestra lucha, em la cual debemos perserverar, para que no haya más em la humanidad: ninguno campesino sin tierra, ningún trabajador sim trabajo digno y ninguna família sin vivienda digna!

Neste segundo encontro houve significativa ampliação e aprofundamento do primeiro, de 180 para 1500 representantes dos movimentos sociais, de 40 países do mundo. A abertura do encontro teve a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales, e do cardeal Peter Turkson, do Conselho Pontifício de Justiça e Paz do Vaticano.

Seguiram-se dois dias de intensa integração, testemunhos de realidades vivenciadas dentro dos eixos temáticos já referenciados, adicionados de um novo: paz, soberania e integração entre os povos. O último dia do encontro foi reservado para a preparação do documento do evento, bem como para o encontro com o Papa Francisco.

O encontro com o Papa Francisco foi marcado por seu discurso, apoteótico, revolucionário, humano, humilde, redentor, repetindo os efeitos do primeiro encontro referido por Boujikian acima.

Concluiu Francisco:

Para concluir, quero dizer-lhes novamente: O futuro da humanidade não está unicamente nas mãos dos grandes dirigentes, das grandes potências e das elites. Está fundamentalmente nas mãos dos povos; na sua capacidade de se organizarem e também nas suas mãos que regem, com humildade e convicção, este processo de mudança. Estou convosco. Digamos juntos do fundo do coração: nenhuma família sem tecto, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhum povo sem soberania, nenhuma pessoa sem dignidade, nenhuma criança sem infância, nenhum jovem sem possibilidades, nenhum idoso sem uma veneranda velhice.