AJD participa de atos pela legalidade e pela democracia

A AJD tem participado de uma série de atos pela legalidade e pela democracia, no atual momento de grande tensão institucional que vive o país.

O primeiro a ter a presença da AJD foi ocorrido em um lotado Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, na noite do dia 17 de março. A entidade foi representada pelo associado Marcelo Semer, que sustentou que há um estado policial que está desalojando o Estado democrático de Direito no país.

No dia seguinte, foi a vez da AJD ser representada pelo seu coordenador do núcleo fluminense André Tredinnick, em ato ocorrido no Rio de Janeiro na OAB local. Na ocasião, Tredinnick ressaltou que o problema da corrupção do Brasil não pode ser solucionado pelo autoritarismo judicial e nem tampouco pela busca de um “salvador da pátria”.

Em Brasília, a AJD esteve presente no Ato dos Juristas pela Legalidade, ocorrido na manhã de 22 de março, na presença da presidente da república Dilma Rousseff. A entidade foi representada pela associada Glaucia Foley, que ressaltou bandeiras da AJD no sentido de que a corrupção não se combate com a supressão das liberdades públicas.

Na mesma noite, ocorreram mais dois atos. Um, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, tendo a AJD sido representada por seu presidente André Augusto Bezerra. Para uma plateia lotada, Bezerra também ressaltou que corrupção se combate com a efetivação dos direitos – e não com a supressão deles.

O outro ato ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, tendo os associados Marco Macedo e Murilo Oliveira representado a AJD e defendido as bandeiras dos direitos carregadas pela entidade como alternativa ao crescimento da repressão.

No dia 30 de março, a Bahia sediou mais um ato ato, sucedido na Universidade Estadual de Feira de Santana, realizado pelos professores, pesquisadores, estudantes e egressos da universidade. Na ocasião, o associado Armando Duarte Mesquita Junior leu a nota pública da AJD em defesa do combate à corrupção conforme os ditames constitucionais.