AJD reúne-se com presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos

O presidente do conselho executivo da Associação Juízes para a Democracia (AJD), André Augusto Bezerra, encontrou-se, na manhã do dia 19 de maio, com Roberto Caldas, presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O encontro ocorreu durante uma rápida passagem de Caldas por São Paulo.

Bezerra relatou o atual panorama brasileiro de ameaças de supressão de direitos sociais e de liberdades públicas em favor do fortalecimento de mecanismos de repressão por parte do Estado brasileiro. O presidente da AJD ainda relatou acerca de uma crescente intolerância contra juízes que, no âmbito do exercício de sua cidadania ou de sua independência funcional, exteriorizam opiniões divergentes a de determinados grupos, sofrendo, por isso, perseguições e, consequentemente, enfraquecendo a independência do Judiciário enquanto Poder de Estado.

Ao final do encontro, Bezerra entregou a Caldas uma cópia da Carta do Rio de Janeiro, manifesto lançado pela AJD como conclusão das discussões do Encontro Nacional ocorrido recentemente na capital fluminense em comemoração aos 25 anos da entidade.