Associadas e associados reúnem-se em um encontro histórico em Belém

Entre os dias 28 de abril a 01º de maio de 2017, aconteceu o I Encontro Nacional da AJD em Belém. Intitulado Desbravando a Pororoca, o evento reuniu associadas e associados da entidade de todo o país.

A abertura do encontro ocorreu na noite do dia 28, com as boas vindas dadas pela associada Andrea Ferreira Bispo, seguido de debate promovido com a professora Luanna Tomas (Universidade Federal do Pará, a UFPA) e com a militante e fundadora Do Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará Lourdes Barreto.

Na manhã do dia 29, deu-se o Painel Cabanagem: Desafios dos Direitos Humanos na Pós-Modernidade, com a fala dos professores da UFPA Antonio Maués, Girólomo Treccanni, com a linguista e pesquisadora do Museu Emílio Goeldi Ana Vilacy Galucio, fechando com a liderança indígena Piná Tembé. Tal debate ocorreu no Memorial da Justiça do Trabalho, cedido gentilmente pelo TRT da 8ª Região.

O dia seguinte foi marcado por um até então inédita, na AJD, realização de círculo restaurativo. Mediado pelas facilitadoras Vera de Andrade e Cristina Martins, associadas e associados da AJD falaram e ouviram de problemas envolvendo relações de gênero. Ao final, ocorreu um almoço de confraternização, tendo o presidente da entidade André Augusto Bezerra feito uma breve fala de balanço de gestão do conselho da AJD que se finda nos próximos dias e de agradecimento à organização do evento, formada pelos associadas e associados do Pará Andrea Bispo, Elinay Melo, Jônatas Andrade e Núbia Guedes.

O fechamento do encontro ocorreu em visita à comunidade ribeirinha próxima a Belém, onde os presentes vivenciaram a coragem e a luta diária pela sobrevivência de uma população historicamente abandonada pelo Estado e explorada por grupos econômicos da região.