I. DO CONTEÚDO
    1. O jornal terá formato exclusivamente digital, apresentando o seguinte conteúdo: 
    a) Editorial
    b) Artigos
    c) Publicações culturais
    2. O Editorial será redigido pelo Conselho de Administração da AJD. 
    3. Os artigos devem ter pertinência com os valores/princípios que orientam a ação da AJD, definidos em seu Estatuto. 
    4. A seção cultural conterá textos literários, indicações de obras culturais e artísticas, e análises críticas de produções culturais. 
    5. As edições do jornal poderão ser temáticas e não temáticas, a critério do Conselho Editorial. 
    II. DA PERIODICIDADE E DAS REGRAS DE SUBMISSÃO 
    1. A periodicidade do jornal é semestral. 
    2. Serão publicados artigos preferencialmente inéditos. Em caso de publicação anterior, o autor deve informar a respectiva fonte.  
    3. Serão divulgadas nas redes sociais e na página da AJD na internet chamadas de artigos para o jornal, com endereço de email para submissão. 
    4.  Os textos deverão ser recebidos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e encaminhados à avaliação, devendo obrigatoriamente conter a seguinte apresentação: 
a) Página inicial de apresentação com as seguintes informações e nesta ordem: título; nome completo do autor ou autores e qualificação (na seguinte ordem: situação acadêmica, instituição à qual pertença e atividade exercida); e-mail; e link para o currículo lattes, quando houver, informação sobre se o artigo é inédito e, caso não seja, local em que o artigo foi publicado. 
b) A coautoria não poderá comportar número superior a 03 (três) autores. 
c) A fonte deve ser a Times New Roman, corpo 12.  
d) As citações devem ser feitas pelo critério autor/data. As referências devem ser alocadas ao final do trabalho, pelas regras ABNT. 
  5. Os textos publicados devem possuir entre 3.000 (três mil) a 10.000 (dez mil) caracteres com espaço, já considerando a existência de notas e referências.
III - DAS NORMAS DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS 
    1. Na avaliação dos trabalhos enviados para submissão, em sede preliminar o Conselho Editorial avaliará se o texto cumpre as REGRAS DE SUBMISSÂO. 
a) Atendidas as referidas regras, o artigo será encaminhado para avaliação por pares, em sistema duplo-cego. 
b) Não atendidas referidas regras, o artigo será devolvido ao autor, com a indicação dos critérios não observados, sendo-lhe permitido o reenvio da obra após cumpridas as indicações.
    2. Cada artigo recebido, que corresponda às regras de submissão, será encaminhado a dois avaliadores, para que lhe ofertem parecer, cabendo a um terceiro, em caso de discordância, a decisão final. Não será identificado o nome do autor do artigo avaliado. O nome dos avaliadores também será mantido em sigilo. 
 

    3. Como resultado da avaliação, os artigos serão considerados aprovados ou rejeitados, devendo ser informado o autor do artigo, por email.

 

Ver também Edital de Chamada para Artigos.